Pesquisar este blog

sábado, outubro 20, 2007

Psicologia a portas fechadas?




Photo by Mr. Scratch



A Psicologia enfrenta o desafio da Web, assunto que já está sendo pesquisado pelo Conselho Federal de Psicologia desta nova possibilidade de orientação e / ou tratamento.
Outra questão que assusta o profissional são os direitos autorais sobre textos e publicações. O problema não é só ver nossos textos copiados, e sim o futuro da nossa profissão. Como preparar os(as) alunos(as)de psicologia para as novas tendências do mercado? Como nos 'reformarmos'?
Está sendo muito interessante este século!

Orientações Básicas para pessoas que buscam artigos na net.
Exemplo: abra a foto acima, e entre no Flickr (sistema de fotos compartilhadas). Aí as fotos têm vários tipos de licenças. Por exemplo, o autor acima permite o uso da foto desde que lhe sejam dados os créditos. Por isto, existe o link para os eu material. No Slideshare, que compartilha vídeos e slides, o autor também tem a opção de colocar seu tipo de proteção.
Ao traduzir o texto abaixo, fui até sua origem, que é a Associação Internacional de Psicologia (APA), portanto é necessário colocar esta origem e o nome do autor do texto, se vc. utilizar o link. Evidente que as licenças comumente são para fins não comerciais. Não sei como a APA pensa desta divulgação, já que fica fácil uma pessoa copiar e colocar como autoria sua. Falta de ética não ter o consentimento do autor e da associação onde está o artigo. Quando a associação está mencionada no artigo, o divulgador ou tradutor necessita pedir autorização diretamente se o fim for comercial.

Examine http://pt.shvoong.com

Blog cadastrado no Rec6

Nenhum comentário:

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.