Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 06, 2007

Tornando a psicoterapia mais eficaz



Referencia: www.cartoonstock.com

Treinar alguém é uma parte de um processo de mudança. Desta forma a psicologia em suas áreas forma o estudante também para a possibilidade se trabalhar como 'coach', ou seja, treinador. Depois do curso, neste caso específico, é necessária uma formação complementar, para que o(a) psicólogo(a) não seja somente um aplicador de técnicas.
Como exemplo podemos citar o caso de pessoas que são as vezes analfabetos emocionais. Todo o processo de sentir a sensação - nomear a sensação - sentir o sentimento - nomear o sentimento - diferenciar sensação de emoção/sentimento - e finalmente - expressar o que sente - e de forma a promover um relacionamento saudável envolve um processo de treinamento. Em casos de um longo período de falta de confiança, o indivíduo para mudar a visão de si mesmo também necessita de um 'coaching' que pode ser o psicoterapeuta sózinho (se tem esta formação) ou com um profissional que o faça. Também no acompanhamento de casais, a comunicação exige este treinamento.
Desta forma, coloco aqui um link para um blog que atende a esta perspectiva auxiliando profissionais nesta arte, e informando pessoas do processo.

Business Networks Management: Coaching - Princípios Básicos

Um comentário:

Unknown disse...

Oi No!
Está muito bom o seu blog, com textos curtos, concisos e relevantes para nossa profissão.
Bjo, Vera

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.