Pesquisar este blog

Clínica psicológica

A Psicologia atua em várias áreas do comportamento humano: educação, clínica, hospital, comunidades, sociedade, esportes, empresas, ONGs, e outras. A Psicologia é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP. Costumam perguntar a diferença entre psiquiatra, psicanalista e psicólogo. O psiquiatra é médico com residencia em psiquiatria (ramo que estuda as doenças mentais e medicamentos). O psicanalista é pessoa de qualquer curso superior que se forma psicanalista didata por uma associação de psicanálise credenciada. O psicólogo é licenciado e bacharel em Psicologia, e tem o número de inscrição no CRP (regional).
Outra dúvida é: em sendo psicólogo, qual a linha? A linha é o método que o profissional segue: comportamental cognitiva, análise funcional do comportamento, psicanálise de Freud, Lacan, Jung, Reich, fenomenologia , gestalt, análise transacional, multi modal, psicodrama, e outras. Todas confiáveis, desde que a pessoa tenha o título das associações ou universidades formadoras. É importante o profissional fazer atualizações em sua área, cumprir seus compromissos com as associações, participar de eventos profissionais, manter relacionamento com pessoal da saúde. O método depende do sistema de crenças do psicólogo, e subentende um pensamento organizado em relação aos objetivos, ética, estrutura e estratégias do tratamento. Também é desejável que o psicoterapeuta psicólogo faça sua terapia pessoal.
Clínica é o ramo da psicologia da saúde que cuida da pessoa ou grupo de pessoas com o objetivo de auxiliá-la no autoconhecimento, e assim eliminar algumas queixas, encarando o indivíduo como um todo que funciona e se comporta. O psicólogo clínico utiliza nstrumentos validados só para psicólogos : entrevistas, observações, histórico de vida, testes (em psicodiagnóstico, orientação profissional, a pedido médico, ou quando a situação exige). O objetivo principal do tratamento clínico é que a pessoa resolva aquilo que necessitava ao buscar tratamento. O alívio de sintomas relatados na primeira consulta, ocorre de forma branda, e é diferente do objetivo geral do tratamento. Chama-se a esta fase de contrôle social. A alta é conjeturada por qualquer das partes quando o paciente apresenta-se sem sintomas há pelo menos seis meses, e tendo resolvido questões básicas do seu eu . Há pessoas que buscam o tratamento por depressão, ansiedade, sintomas psicossomáticos, problemas de relacionamento, profissionais, ou são indicados por cardiologistas, imunologistas, endocrinologistas, etc. Outros são encaminhados por educadores, professores, pais, amigos. Alguns buscam psicoterapia somente para auto conhecimento, e também nestes casos percebe-se frequentemente a busca de alívio, ou seja, a busca por uma melhor qualidade de vida. Parece claro então que o ojetivo de todos é se sentir bem, dentro daquilo que é saudável para cada um. A normalidade é um conceito questionável. O 'normal' confunde-se com o 'comum'. A normalidade é um conceito de bem estar, subjetivo e cultural.De ponto de vista objetivo, a pessoa é considerada saudável quando produz, é flexível, relaciona-se e se cuida. Por isto, na alta psicológica, há que se buscar satisfazer todos estes conceitos. Importante para o profissional utilizar uma medida objetiva no início de tratamento para ser reaplicada a cada seis meses, assim não perde o foco.
Como acesso à compreensão da pessoa costumam-se procurar sinais ( palavra, expressão facial, postura, tom de voz, lapsos, tudo que acontece no relacionamento psicólogo - paciente) para que o profissional tenha condições para compreender e atuar.
Quando é oportuno e eficaz, as pessoas fazem um seminário, oficina ou curso, em grupo, durante o tratamento ou no final, para autoconhecimento.É importante às vezes que haja contato entre psicólogo e algum (s) membro(s) da família, médicos do paciente, para auxiliar no processo, sempre com permissão do consultado.

Noeliza Bianchini S. Lima, CRP 6/0505, psicóloga e psicoterapeuta, professora universitária, especialista e mestre em psicologia clínica , cursos no Brasil e exterior.

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.