Pesquisar este blog

sábado, julho 31, 2010

Necessidades Humanas



Estava procurando coisas interessantes na internet e encontrei este assunto tão importante.Fiquei a cismar...
Uma vez ministrei um curso em uma escola espiritualista, a casa Mei Mei de Campinas. Oferecimento encantador de Leila, na época minha aluna na PUCC, hoje com seu esposo Tony,  baluarte da psicologia transpessoal. Em meio ao sentimento agradável que me oferecia o local, adentrei no assunto 'dar e receber', mais especificamente 'carinho' entre humanos. Estranho que naquela época o carinho, a misericórdia, a raiva, a tristeza, eram tão mal descritos ... e proibidos pela sociedade. A livre expressão das emoções, não! Não se podia falar disto. Tinha que ir com muito cuidade, pela cultura e também pela ciência. Não era la muito científico, não se podia provar, etc. e ministrar palestras em igrejas, ou instituições filosóficas, doutrinárias, era um assombro.

Falando então do assunto 'tabu', expus a Pirâmide de Masslow, teoria aceita em todas as abordagens psicológicas.  
Clique aqui

Interessante que na época, uma assistente me perguntou: 'Como isto funciona com pobres, já que antes de carinho eles necessitam de necessidades básicas', entram neste grupo conforme foi exposto: alimento, abrigo e calor'. Muito boa pergunta, pois suscitava na época a necessidade de um trabalho mais minucioso com pessoas de baixa renda. Ledo engano que o pessoal mais necessitado, portanto a maioria dos brasileiros, necessitam de alimento em primeiro lugar. Não, a piramide diz também abrigo, calor. Para não entrar em desamparo e descuido. As politicas públicas se desenvolveram, e muito foi acrescentado depois daquela noite dos anos 70. Hoje o cuidado engloba nao só alimento e abrigo, mas também calor humano. Com o tempo percebeu-se também de forma veemente que o calor humano auxilia a tirar pessoas do coma, a aumentar a imunidade de pessoas portadoras de doenças auto imunes, cancer, e atualmente é medicamento também.
Tocar e ser tocado, ouvir e ser ouvido, ser gentil, agradecer, respeitar e cuidar. Antes de mais nada. Antes mesmo de ler a piramide acima.

Um comentário:

Fábio Fischer disse...

Sempre achei que a pirâmide de Maslow poderia ser utilizada em algo mais do que o estudo da Psicologia Organizacional. Lendo seu post, vejo que eu não sou o único.;)

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.