Pesquisar este blog

domingo, maio 06, 2007

'Quem, ao meu lado estes passos caminha'




Figura: Chronos, o Tempo.

Eu sou uma escritora que primeiro escolhe o tema, depois o título e depois escrevo. Assim, querendo falar sobre a continuidade da alegria e vida, veio-me à mente uma canção de MPB cujos(as) autores(as)não recordo. Penso que quem cantava era a Claudete Soares.

"Quem ao meu lado estes passos caminha
se dirige ao meu rosto, quem será?
A mão que toca a minha mão
este sorriso que eu não vejo
Aonde foi? Quem foi que me deixou...

Veio de outro tempo bem longe que esqueci
a beleza que eu nunca conheci
Quem foste tu, presença e canto
Eu nunca fui amada tanto
Estás aqui, momento antigo, estás aqui comigo.

Se não te importa, não te importa
Se não te importa ser amado
Amor amigo, fica comigo sempre."


Procurei no google a frase inteira. Não acredito!Deve ser algum mantra* porque há milhares de combinações das palavras passos - caminho - ao meu lado. Vamos ver...


Passos vem a ser a descrição de um caminho sagrado ou de evolução. Quais as estações de Cristo no Calvário? As Estações do Calvário ocorrem entre os Passos.Psyché para merecer casar-se com Eros, teve que atravessar alguns 'passos'considerados testes de merecimento na linguagem leiga, e, em psicologia, degraus para o amadurecimento .

Caminho é também uma palavra sagrada: senda, espiral do autoconhecimento. Não somente o conhecimento racional(chamado de conhecimento do eu), mas o conhecimento da Verdade (chamado de conhecimento do self). Para chegar ao self é preciso controlar o Ego e seus impulsos.**

Meu lado sim, exige mais reflexão... Talvez por isto eu tenha iniciado com a letra da canção acima. O ser humano necessita de laços, é do arquétipo coletivo.*** (vide também publicação anterior: O Senhor dos Nós). Sentir-se acompanhado faz com que a vida se prolonge nas suas duras estações, e leva a um encontro consigo mesmo(a) nas brincadeiras com os netos, nos novos ídolos da juventude, nos assuntos que nunca acabam, nos quadros de cada casa,nas conhecidas expressões do tipo: ' Pois o menino é a cara da mãe na sua idade!....'

É, a vida é um grande barato. Fico por aqui, beijos.


NOTAS

* mantra: som cuja cadência eleva a consciência. O mais conhecido é o OUM hindu. Algumas orações e músicas cadenciadas também.

** Ego & Eu: a luta representada na religião como o bem e o mal. Já que o Ego é considerado nossa personalidade, que esconde o verdadeiro Eu (chamado de Self)vemos um combate entre o Eu material e o Eu espiritual. Isto vai muito além do conceito comum de maturidade. Por exemplo, no mito de eros e Psiquê, as tarefas simbolizam não só os passos para a maturidade, mas também o alcance da imortalidade para Psiquê, pois Eros é um deus, na mitologia grega. O ser humano através do Caminho (religião) busca Religare (Campbell, J, O Poder do Mito)= do latim, religar. Refazer a ligação com Deus a fim de participar de sua imortalidade e sentir-se acompanhado.

*** Arquétipo Coletivo: Conhecimentos, inspirações e costumes que a humanidade compartilha. Veja mais em http://pt.wikipedia.org/

FONTE MITOLÓGICA: http://www.dec.ufcg.edu.br/

Nenhum comentário:

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.