Pesquisar este blog

sábado, fevereiro 06, 2010

Esclarecimentos burocráticos para psicólogos


Hoje uma amiga me procurou para saber informações de atendimento. Considerei importante divulgar pois as vezes não se buscam pelas informações legais.

Para exercer a psicologia como autônomo é necessária a inscrição no Conselho Federal de Psicologia, através da sua regional (CRP). Depois disto, a inscrição no INSS (pois um dia você irá se aposentar e receber do governo um ordenado - uma quantia -   pelo tempo de trabalho, ou pela idade). 
É necessário que se providencie a carteira de trabalho, pois poderá prestar assistencia em alguma escola, empresa, organização. É a sua imagem profissional, algo que levará para onde for, portanto capriche.
Na cidade em que você atua é necessária uma licença da prefeitura para trabalhar, se for psicologo autonomo, um cadastramento no ISQQN. É um imposto destinado a melhorias na cidade, e é obrigatório.
Se um dia você parar de trabalhar na área, poderá solicitar o cancelamento.
Após estas medidas, vc. será um cidadão profissional legalmente constituido. Os convênios exigem a inscrição no ISSN (popularmente conhecido como ISS) e atualmente também a comprovação de que seu ambiente de trabalho é funcional e obedece as normas de trabalho em Saúde.
Informe-se sempre por alterações nestas documentações, e fique em paz
Seja feliz nesta profissão bonita! :)

Nenhum comentário:

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.