Fui convidada para dar uma aula sobre a ética e postura de um psicólogo(a) em um grupo comunitário. Ética, dura palavra... a ética do psicólogo está em um livrinho chamado código de ética. O estudante aprende isto no curso de psicologia. Mas este grupo está no ano 3, será que já conheceu os fundamentos? Para ensinar a postura tem que ensinar o que é grupo comunitário. O problema é o corte epistemológico que a psicologia está sofrendo. Construído já acadêmicamente, a psicologia está aos trancos e barrandos tentando se firmar no compromisso social. Ensinam-se na faculdade: a psicologia comunitária, a hospitalar, a clínica, a educacional, a organizacional, a jurídica, do esporte, do trânsito. Não sei o que esta classe aprendeu de comunitária. Então, meu projeto de aula é o seguinte:
I. Início: 1/2 hora
- Apresentação
- Dividir a classe em 5 grupos de 5 (tem cerca de 27 alunos, vamos ver).
- Questão: definir e delimitar o campo da psicologia comunitária.
- Relato do coordenador
- Busca em grupão de um consenso.
II. Aula: 45'
III. Dúvidas e/ou discussão: 15'
DESCRIÇÃO DA AULA
1.Que são Grupos Comunitários - Tipos e Estruturas usuais
2. Formas de aproximação de psicólogos à grupos comunitários
3. Atitudes Correspondentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário