A natureza no fim de sua gestação, Perséfone e Deméter aprontando-se para o reencontro anual. Juntas, esperam a colheita do que germinaram e gestaram.A velha Deméter, mãe da terra, e sua filha, que habita com Hades o reino das sombras.
Observo no final de agosto, como uma metáfora do tempo, que pacientes geralmente têm alta, renovando-se também o espaço de atendimento.
Lembro-me da minha dissertação sobre mulheres, quando 'bricolei' textos das pesquisadas e poesia acerca do mito que relato acima.
Nesta época - 2000 - as mulheres ficavam bastante no espaço privado (casa) e iam pouco ao espaço público. Hoje estão demais no público e pouco gestam a si mesmas.
O que é gestar? Penso que é cumprir os rituais femininos, estar grávida, coisas tais como ficar solitária com suas coisas e pensamentos,aguardando novas sementes, cuidando bem delas, para as mudas ficarem fortes. Sem este tempo fica como 'remendo em vestido velho'. As coisas acontecem para nós de 'dentro para fora'.
Notas:
2 comentários:
Gostei No! Parabéns, também gosto de me despedir dos ipês floridos do mês de agosto em preparação para a explosão de flores/cores da primavera. Bjs, Vera Chvatal
Nô, que lindo! Amei! É a sua cara... beijos, beijos. Vamos conversar pessoalmente sobre essas coisas, retomar a velha colcha de retalhos de vida, (felizmente) sempre inacabada? Vamos?
Postar um comentário