Pesquisar este blog

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Redecisão - o que é e quem fez

clique e veja no Amazon.com









Mary e Robert Goulding criaram a Terapia da Redecisão, que se transformou em uma das escolas do método psicológico Análise Transacional. Ambos foram alunos de Eric Berne, tambéme studaram Gestal e maratonas de grupo desenvolvidos intensamente nos anos 50 e 60,também na escola de Palo Alto, CA, um espaço fervilhante de pensadores modernos em psicologia.
A idéia central é a de que a pessoa pode elaborar suas perdas por meio de exercícios terapêuticos nos quais se confronta com suas percepções de infância, e as suas necessidade hoje. Possuem livros editados no Brasil.
Quando se facilita um workshop, oficina, maratona (os nomes usuais para trabalhos pontuais em grupo), há todo um processo de começo meio e fim, no qual o(a) psicólogo(a) utiliza sua intuição e técnica a fim de auxiliar os participantes a contatarem memórias que influenciam sua vida atual, sem dano psíquico. Na maratona de redecisão (a próxima está anunciada no menu deste blog) utilizam-se técnicas desenvolvidas por este casal deslumbrante.
Assim, aproveito além da explicação, para deixar uma homenagem a Mary Goulding, que com 83 anos, deixou-nos, certamente mais alegres por termos sido seus (as) alunos(as) em algum momento de nossa vida. E mais calorosos, com sua vibração e entusiasmo.

Fique com Deus, Mary! Que estamos aqui com suas lembranças.

Clique aqui para buscar seus livros em português

Nenhum comentário:

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.