Pesquisar este blog

domingo, dezembro 31, 2006

Feliz Ano Novo!



TUDO LIMPO E CLARO

(do lado de baixo do Equador)

Noeliza Lima/99

Comida na mesa, roupa branca, algo novo.

Neste ano, dizem, um vermelho prá paixão,

amarelo e laranja – o Sol no coração.

Antigo ritual, novos símbolos...

No Livro Sagrado ... branco é festa, vinho é alegria:

"Veste branco, e bebe do teu vinho com a mulher que amas..." (Ecles.?)

Se não tens, arruma uma prima, ou primo

Lasca-lhe um beijo, porque 'tudo vale a pena

(Como diz o poeta), se a alma não é pequena'!

Comas os caroços de uva,não esqueças os 3 pulinhos

(por causa de São Longuinho)

Assim tu não te perdes dos teus caminhos.

Mas nada acontece, viu,

Se não tens dentro do peito

a mortal, pecaminosa, histérica

Paixão -

Sabes o que é, não? Se não sabes, pressentes...

É aquele bichinho que fica roendo a gente

até a gente fazer o que tem vontade.

Ah, sentir um enamoramento total e desenfreado,

esta centelha, que não é asiática,

mas transcende o sofrimento e a dor.

e desabrocha em criação e energia.

A Pietá de Michelangelo - que o diga!...

Ou Va Pensiero, de Verdi

Ou o prato que tu fizeres. ..

Não tenhamos medo neste ano de grandes desafios.

Sejamos inteiros, sinceros, humildes (de humus)

e aproveitando, neste material de nascimento,

depositemos nossa gratidão por esta viagem.

Certamente além da imaginação :- a vida.

E na meia noite, olhes uma estrela dourada.

Não é a de Belém - é a tua e é minha também.

Tu vais ouvir, bem baixinho, e constante,

mais que uma ordem, um pedido

(que já me chegou de um caro amigo)

' por favor... SEJA FELIZ! '


NOTA

Para ler meu percurso, sugiro que clique em archives, aparecem todas as postagens, incluindo minha apresentação e os cursos e palestras que faço. Se pedirem para vc. se registrar, faça-o. Este blogger não tem vírus e é grátis.

sábado, dezembro 16, 2006

CHEIRINHO DE NATAL



Há uma publicação de Mário de Andrade [no final deste artigo] que me deixou com água na boca para escrever sobre ceias familiares. Gostaria de ter a lembrança de uma só ceia de Natal com meus 'queridos' que longe estão... para deixar gravado um só instante do nosso espírito de Natal. Foram tantas tão boas.... No Natal a gente ficava em nossa casa, e a ceia era às 22 hs. Na maior parte das vezes, na nossa família, cada unidade familiar ficava no próprio lar. As vezes íamos cumprimentar os familiares que provávelmente estariam no casarão, a poucos metros. Ou no dia de Natal nos encontrávamos.
Dizem que hoje o Natal é puro consumismo. Sem dúvida é o que se vê em um primeiro momento. As coisas mudam, e o espírito é o mesmo. Tem gente que não gosta do Natal justamente por achar que é uma instituição, e é mesmo. Então o que faz o Natal? Não é a data,nem a instituição deste dia. É um acontecimento que faz com que brote a lembrança do aconchego da infância, do carinho dos pais, é a internalização do amor que surge para os adultos como o espírito de Natal.
Queremos então agradar às crianças, ficamos nostálgicos, e super agitados, o que pode acarretar quadros psicossomáticos. A criança fica tão estimulada, que não raro, os pediatras nesta época são procurados. Também quem interioriza o espírito de Natal, como eu, fica sujeito a tristeza... porque afinal, já perdemos tantas pessoas. A dica é: montar a árvore, a ceia, e lembrar-se muito de tanto amor.

Tudo que está para ser resolvido fica para o ano que vem. Quantas conversas são adiadas, o que deve ser útil, pois neste clima é difícil ter-se a serenidade para resolver coisas íntimas. No Natal não se separa, muito pelo contrário, as pessoas que estão separadas tendem a se procurar e ficarem juntas.
Vários reencontros são comemorados no Natal, noivados, e outros compromissos. No Natal 'cai a ficha' do que é importante, para os mais conservadores. Em termos de comportamento melhor ter um lenço a disposição, para eventuais 'crises'. Ficamos muito vulneráveis.
Cada qual segue o ritual familiar que é a base do sentimento do Natal da nossa infancia.
Por via das dúvidas é bom colocar já um ramo de videira ou uma parecida em cima da porta de entrada e dar um jeito de beijar a companheira (ou a eleita). É um costume antigo... tomar um licor Strega com o(a) parceiro(a) no mesmo copo é vital (lenda da Calábria).
E tenha um lindo Natal, compartilhar da ceia da vida é um presente de Deus.

Link: http://www.releituras.com/marioandrade_natal.asp
som: http://wilstar.com/xmas/xmasjuke.htm

PRESENTE DE NATAL


Pantocrátor da Igreja da Virgem. Mosaico Mosteiro de Dafne (localidade situada entre Atenas e Elêusis) . Aprox. 1100 d.C


Passei o ano como todo mundo, na lida ( ' na lida da vida dos olhos seus', do Chico? IMagina, .... )Abri a agenda quase destroçada e vi pela primeira vez que ela tem sentenças sábias na parte de baixo.
Uma me impressionou sobremaneira: 'Deus aparece nas coincidências'.

Conforme a gente vai adentrando na vida, percebe que realmente a vida parece um revoar de abelhas que se encontram por acaso até a nova e profunda evidência). Isto sugere mesmo uma ordem natural das coisas, ditada por uma consciência caótica, onde tudo volta ao mesmo lugar. Assim, cada coincidência parece mágica. Na adolescência minha prima e eu achávamos que estas coisas sugestivas eram um 'sinal' do destino.
Evidente que hoje a situação é outra, e a percepção mais apurada demonstra que esta ordem adquire o aspecto de divino na medida em que nos possibilita o encontro com fatos realmente importantes. Não estou aqui para citar, e sim para contar um fato comovente, que me aconteceu no mesmo dia em que 'acordei' para os ditados da agenda.
Em um táxi, no trânsito insuportável e quente(não entendo como o prefeito resolveu consertar os canos da Delfino Cintra justo agora) o motorista ficou parado no cruzamento da Francisco Glicério com a Conceição, de forma meio esquisita. Comecei a rir, lembrando que meu pai uma vez foi pego deste jeito por um guarda. E disse ao condutor: 'O Sr. está me lembrando quando vinha aqui, ainda morando em Rio Claro.' Ia contar a história, quando percebi que ele estava ficou meio 'passado' (sabe, aquele olhar de 'fixo no tempo'). Quem me conhece sabe que sou 'conversadeira', então vamos ao final da experiência.
O motorista tinha sido instrumentista de banda de famosos cantores da Velha Guarda. Naquele momento lembrou-se (no meu entender reviveu) um baile no final dos anos 60, em Rio Claro, baile este em que eu acompanhei minha doce tia Dodinha, que era fã do cantor ( e eu também gosto muito de cantores mais antigos). Era o mesmo baile!...
Durante menos de um minuto eu e um estranho estivemos 'muito além de Chronos', ele tocando numa banda super famosa, e eu, me vendo dançar - no mesmo salão de baile, onde estivemos no mesmo dia, cada qual na sua trajetória. Depois disto, só restou dizer: 'É... que bom a gente se conhecer mais de 30 anos depois e poder lembrar do baile.... '.

Desejo a você, também, momentos encantados. Clique para conhecer o cantor: http://www.franciscopetronio.com.br
Noeliza B. de Lima, dez. 2006.

Citações:
A lida da vida dos olhos seus: Bom Tempo - Chico Buarque.
Sobre as abelhas: : O Despertar dos Mágicos.

domingo, dezembro 03, 2006

DICAS - INVEJA E ADMIRAÇÃO




© Biblioteca Nacional Digital - ContentE v.1.4 - 2006-09-11T20:02:53

+ SOBRE INVEJA E ADMIRAÇÃO

Para haver amor são necessários: admiração, confiança, respeito. Em um relacionamento um-um, ou seja, de duas pessoas, sejam amigos ou casal, à medida em que a gente vai se conhecendo, a primeira coisa que sentimos é admiração. Da admiração vem o respeito, e do respeito vem a expectativa de confiança, que vai trazer a possibilidade de uma ligação mais sólida.
No artigo abaixo, de Gikovate, é colocada a idéia de que a inveja seria uma consequência da admiração, do ponto de vista de quem a sente, mas também se vê como uma pessoa menor que a outra, uma pessoa que não possui alguma qualidade que a outra tem. Isto desperta a inveja. [Se necessário releia o último post].

Pelo tempo em que tenho vivido, observo que as pessoas de forma geral se relacionam com a auto estima baixa. Uma parte consegue sentir admiração. Outra parte sente inveja. Tem que ficar claro que muitas vezes isto não é consciente. Alguém pode sentir inveja sem saber, em liguagem comum dizemos que a pessoa não tem má intenção. A inveja se converte muitas vezes em observações exageradas a respeito das qualidades da outra. Ou então podem ser críticas descabidas, daquele tipo que um observador consegue as vezes perceber que a implicãncia é inveja. De onde vem o ditado: 'Quem desdenha quer comprar'. Quem admira alguém não é de ficar fazendo elogios a toda hora. Fala direto para a pessoa: 'Eu admiro seu comportamento', e uma vez só. Elogios descabidos são inadequados e sugerem que de alguma forma a pessoa admirável mexe com os sentimentos do(a) admirador(a).

Não é incomum alguém negar sua admiração também. Geralmente são pessoas que não conhecem bem seus sentimentos.

De toda forma, aprender a lidar com a inveja é saudável e indicado, já que o mundo é competitivo. Quem inveja está competindo com o invejável. A sua baixa auto estima (gerada na infancia) faz com que projete alguma falha na outra pessoa, porque é muito difícil enxergar o que está lhe faltando. Se olhasse direito para si veria que talvez nada lhe falte, talvez só a capacidade de aprender a ser diferente e conseguir o que necessita para se sentir bem consigo mesma(o).
Por isto o artigo do Gikovate é importante. Chega no âmago da questão. Todos somos capazes de investir no que queremos, seja um amor ou um emprego diferente. Entretanto nos faltam as vezes recursos de 'o que' e 'como' conseguirmos nossas metas. Fala também o óbvio : o poder é um caldeirão fervente que queima e queima a humanidade que existe dentro de cada um. Passamos a ser vorazes, ter altas expectativas, querer corresponder ao que o grupo social quer da gente (poder e mais poder). Entretanto a vida é assim atualmente. Há que se aprender a relfetir sobre o que queremos e se isto é essencial para nossa vida. Como 'qualidade de vida' - isto é essencial. Quando se descobre o que a gente quer e o que é essencial, sabemos nossas necessidades. Fome, sede, frio, a gente sabe quando sente. Então tem que aprender a reconhecer as necessidades outras. É a primeira medida para saber onde queremos chegar. Se não ficamos que nem o 'cachorro que anda atrás do próprio rabo', e portanto, com muita tendência a inveja e confusão de sentimentos. E isto vale também para aquela pessoa que sofre com a inveja dos outros. Deixar-se invejar é um aprendizado. Conviver com a admiração,inveja, exige uma boa dose de coragem e disposição, e uma vacina contra culpa e medo. Estou brincando, não existem vacinas contra culpa e medo - a não ser a certeza do dever retamente cumprido, e uma boa dose de maturidade.

REFERENCIAS:
Monica Levi: Começar de Novo.
Melaine Klein: Amor, Ódio e Reparação.

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.