Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 10, 2009

Transtorno Bipolar do Humor - Dr. Paulo André Issa



Um esclarecimento sobre este transtorno, antigamente chamado de Psicose Maníaco Depressiva. Indico a familiares e amigos que se interessam pela questão.

Na psicoterapia, e neste caso,há necessidade de muitas conexões - família, colega mais próximo de trabalho,algum(a) amigo(a) íntimo(a), e claro, o(a) profissional neuropsiquiatra. Acredito firmemente na necessidade do(a) paciente conhecer e estudar seu transtorno. Os sinais que mais vejo de que vem uma agitação são: as vezes é uma sexualidade exacerbada, e/ou preocupação com o desempenho em alguma atividade, falta de alimentação correta, e mesmo o desconhecimento do diagnóstico que cria uma ansiedade em situações de baixa energia.
Em se supondo que faz uso da medicação adequada acompanhado(a) pelo médico e um familiar, eis o que conta.
Saber que seu humor é assim mesmo, e está medicado, alivia em 1/3 do problema. Outro 1/3 = aprender a desvincular suas dificuldades de relacionamento e desempenho do diagnóstico. Outro 1/3 importante é então a psicoterapia. O restante (10%) fica por conta da vida.

Sugiro o site  http://bipolarbrasil.blogspot.com

Noeliza Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo vídeo. Quando quiser apareça no blog que mantenho sobre bipolaridade. Tem vários vídeos e muitos textos, inclusive relatos de portadores de bipolaridade. É sempre bom achar na net blogs que abordem o assunto. Will

Citação

Jung: ...A vida nada mais é do que um hiato. O que fazemos dela, o sentido que damos para ela enquanto vivemos importa mais do que qualquer acúmulo de glória e riquezas materiais.